23 de novembro de 2014

Dia nacional do combate ao câncer infanto juvenil

Muitas lembra somente do outubro rosa,ou do novembro azul... Hoje quero falar sobre o novembro dourado, em especial sobre o dia 23 de novembro - dia nacional de combate ao câncer infanto juvenil.

Por ano são cerca de 9000 novos casos em crianças e jovens, mas a maior parte da responsabilidade do diagnóstico é dos pais, pois o diagnóstico precoce do câncer aumenta para quase 90% as chances de cura. Com a primeira suspeita os pais devem levar a criança ao médico em um posto de saúde mais próximo para ele pedir exames e encaminhar para um especialista. Se a doença for confirmada a equipe de saúde vai avaliar se o tratamento deve ser feito com cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.

Os sintomas mais comuns são
Febre prolongada sem motivo
Dor nos ossos
Reflexo nos olhos

                                               
Perda de peso
Caroços no corpo

Manchas roxas
Palidez inexplicada

Lembrando que confirmando os sintomas, não é a certeza do câncer, mas de maneira alguma devemos deixar de ir ao médico e pedir exames.Os casos mais comuns são de tumores do cérebro e cerebelo, linfomas e leucemias, tumor de wins (nos rins), sarcomas em partes moles, tumores ósseos e retinoblastoma.

Todos nós em algum momento convivemos com crianças e adolescentes e devemos estar atentos aos sintomas e queixas dos mesmos. Quanto antes o diagnóstico, menos sofrimento e mais vida.
Compartilhem os sintomas e conversem com amigos! Beijos de muito amor,carinho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adolescentes Superam © 2014 . POWERED BY BLOGGER . ILLUSTRATION BY BELL MITYSHU . THEME BY LALONITA e LARISSA BÉS