5 de dezembro de 2014

O que não falar para quem tem câncer

Com a ajuda amigos que lutam ou lutaram contra o câncer, formulei uma lista de exemplos que ouvimos e não nos ajudou( continua não ajudando) muito, mas que hoje rimos ao lembrar.Não é para ninguém se sentir culpado se já falou algo da lista certa vez, mas ajudar a saber como agir em situações que não estamos acostumados, e até mesmo aos guerreiros que estão em tratamento e leem o blog que percebam que não é só com vocês...

O cabelo é o de menos com certeza é uma das frases mais ouvidas e mais faladas,e vamos concordar que todos sabemos que cabelo não é o de menos. Eu aceitei na boa ficar careca, porque era necessário, é uma experiência única, mas que ninguém faria por nada e sairia falando raspei porque cabelo é o de menos. Você vai ficar careca?, ou nossa vai perder esse cabelão, ou aposto que seus cabelos nem vão cair, são frases relacionadas ao cabelo que sempre vão machucar,pois a pessoa não ficou careca ainda, está assustada com as quimios e toda essa nova vida.Comigo não deu nem o tempo de me falarem do cabelão,pois assim que soube do linfoma fui no salão e cortei, mas a maior parte tem muito apego ao cabelo(não que eu seja diferente) e as frases que achamos que vão confortar na verdade só vai fazer o guerreiro pensar "você fala isso porque não é com você".

Junto com o a frase citada acima o: eu sei o que você esta passando,ou eu sei como você se sente também estão entre as mais ouvidas, e com ou sem câncer, acho essa frase desnecessária, porque cada um enfrenta os problemas e a vida de forma diferente.

Amados, por favor não façam voz de sarcófago. Sempre tem os engraçadinhos que gostam de ver a desgraça dos outros, e sei que falo por mim e mais um tanto de amados guerreiros, ninguém merece a pessoa falar com você com aquela voz de quem ta morrendo esperando que você desabe e faça o mesmo, a gente quer mais é viver,gritar e sair pulando!

Idade. Não importa a idade da pessoa, ninguém se conforma em ter câncer ou conhecer alguém que tenha. Ou seja não vai fazer diferença você falar: Nossa tão novinha,ou com essa idade e ainda ter que enfrentar isso tudo. Câncer atinge todas as idades e me comparar com fulano mais velho os mais novo também não vai ajudar. Eu fiquei indignada com uma frase que uma amiga escutou: Pelo menos assim não vai ficar velha.. Tipo OI?? Quem disse que eu vou morrer nova? Ta louca? Em hipótese alguma digam isso,por favor.

É disso que fulano morreu não foi? (no caso o mesmo tipo de câncer) - super incentivando
Mas nem parece que ta doente! - Amiga, ainda bem né porque doente é a última coisa que eu quero ser
O amigo do primo da cunhada da minha amiga teve a mesma coisa que você,mas morreu. - Nem preciso comentar
Assiste aquele filme, é tão lindo, a menina tem câncer e morre no final. - ???
Tem coisa pior,fica tranquilo. - Sabemos e somos gratos por não estarmos na pior, mas ninguém disse que seria fácil,não é?
Maligno ou benigno?.. É maligno...pobrezinha(e junto vem aquele olhar de pena,mais conhecido como cara do gato de botas do shrek - Olhar de pena/dó sempre desnecessários
Porque você se arruma tanto se tem câncer? - O certo seria a cara de moribunda minhoca, com roupa de mendigo e o cortejo fúnebre atrás? 
Você tem câncer e não tem depressão? Não tem como,você vai ter depressão! - Acreditem eu ouvi isso

São apenas alguns dos exemplos entre tantos citados entre amigos meus, e chega a ser cômico quando lembramos de tudo o que as pessoas já falaram sem pensar e sem nem perceber em como nos afetaria, mas que no fim acabou nos deixando mais fortes e seguimos em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adolescentes Superam © 2014 . POWERED BY BLOGGER . ILLUSTRATION BY BELL MITYSHU . THEME BY LALONITA e LARISSA BÉS